O Brasil adora um "punho forte"!

Eu preciso de um braço forte ...

O Brasil gosta de um governo autoritário , um governo que rege a nação com mãos de ferro . Sendo ditadura ou um governo "mandão", o país passou momentos tenso na sua história. 

Eu não vou citar D. Pedro I que foi um cara que gostava de mandar e não ser contrariado . Mas o Brasil passou por tês ditadura em sua história : 1889, 1937 e 1964. As duas últimas são mais estudadas e de conhecimento geral, mas a tal Proclamação da República , saudada por muitos , não passa de um golpe autoritário de um governo provisório , mal organizado e que queria tudo debaixo de suas asas. 

A queda do gabinete de Visconde do Ouro Preto , a família Real em Petrópolis. Civis e militares desfilavam nas ruas do Rio de Janeiro aos olhos dos populares que não entenderam nada. O primeiro decreto do novo governo estabeleceu que todas as ordens viriam do poder central , única e exclusiva, chefiada pelo Teodoro da Fonseca. Nos estados , só poderiam exercer tal poder os escolhidos pelo estado , nada mais ,nada menos.  O governo estava se assegurando para tomar todas as providências para a manutenção da ordem pública.

Inimigos da república famosos como o Visconde de Ouro Preto e Gaspar da Silveira, além da própria família real foram expulsos do país , Petrópolis teve os nomes das ruas modificadas, civis que ocupavam cargos importantes do império forma presos e deportados. Populares que entenderam o que acontecia e ficaram ao ado da monarquia, foram presos e torturados. 

O famoso chefe de policia Sampaio Ferraz começou uma perseguição sistemática pelas ruas do Rio aos capoeiras- considerados desordeiros profissionais e protegidos pelos monarquistas- todos os presos foram enviados para a prisão na Ilha de Fernando de Noronha. 

Militares monarquistas forma presos em estados como Santa Catarina e Mato Grosso, soldados e oficiais forma mortos e fuzilados. 

Isso foi o começo de nossa exaltada república, que sempre flertou com o autoritarismo , esse novo governo nasceu em meio a revoltas e a sistema autoritário, que se repetiria mais algumas vezes. Períodos democráticos se convertem em ditaduras com uma facilidade no Brasil jamais vista em qualquer local do mundo .


Em meios a confusões e brigas, a primeira Constituição republicana foi promulgada dia 24 de fevereiro de 1891. O mandato do presidente seria de quatro em quatro anos, com eleições diretas, menos para a primeira eleição que seria indireta, ou seja, eleito pelo Congresso.

Quem foi eleito o primeiro presidente, claro que foi Deodoro da Fonseca , sendo seu vice Floriano Peixoto , o que surpreendeu ao presidente que esperava eleger o Almirante Wandenkolk . O fato da  eleição de Floriano confirmou o desgaste de Deodoro que vinha sofrendo pressão . Num ato autoritário , dissolveu o Congresso Nacional , violando a Constituição , e decretando estado de sítio no Rio de Janeiro e Niterói.  A armada resistiu a essa afronta e Deodoro , velho e cansado , foi obrigado a renunciar. 

Empossado em novembro de 1891, Floriano também não conseguiu acalmar o clima político . pelo contrário, só ajudou a piorar. Nomeou novos governadores a sua própria vontade, dissolvendo assembleias e demitindo funcionários públicos considerados aliados de Deodoro. Vale lembrar que a Constituição era bem clara, deveria haver uma nova eleição , já que o presidente renunciou menos de dois anos no cargo , o que colocou o governo Floriano na inconstitucionalidade. Houve uma carta, conhecida como " A Carta dos Trezes Generais", onde líderes das forças armadas pediam novas eleições e a renúncia de Floriano. 

Mas uma vez,  o Congresso foi fechado, prisões em cidades brasileiras , perseguição a imprensa e torturas a inimigos, esse período ficou conhecido como " Ditadura Florianista".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa : Freixo x Castro