O 7 de setembro é uma doce Ilusão!
O 7 de setembro é cercado por toda a glória que lhe é de direito , afinal , é o dia que nos libertamos das garras portuguesas. Ou será que não ?
Uma visão romantica de nossa independência. A fábrica de heróis nacionais foi ligada com exito . Eu vejo a independente como uma grande falácia . Pedrinho rompe com seu pai e fica nas mãos da Inglaterra devido a gigantesca divida existente entre as duas nações, foi assim que em 1824 a Inglaterra reconheceu a nossa independência, e se a maior potência do mundo não tivesse reconhecido ?
Na verdade D. Pedro nunca rompeu em definitivo com Portugal , durante anos ainda ficou preso a coroa portuguesa , que arrastava o país a não conquistar a autonomia necessária. Devíamos tanto a Inglaterra, que levou dois anos para ela reconhecer nossa independência .
Por que nesse dia existe tanta exaltação as forças armadas e elas não participaram em nada com a independência ? Deveria haver uma exaltação para aqueles que brigaram para o projeto sair , personagens decisivos que estavam ali do lado de Pedro, o influenciando. Leopoldina , sua esposa , teve uma influencia magnífica , assim como Bonifácio que esteve sempre perto.
No dia 7 não houve uma guerra, algo que inspirasse gerações futuras, D. Pedro estava montado num burro com uma dor de barriga gigantesca, passava mal , estava mal vestido , em nada lembra o quadro onde ele está na mesma posição de Napoleão , com sua espada para cima, cercado pelos Dragões da Independência ( como se não havia a mesma?) e seus leais amigos, em cavalos lindos na serra . Nada disso aconteceu , mas era necessário construir o "mito", o herói nacional , aquele salvador que de forma salvadora libertou o país dos grilhões da mãe européia . A construção mais uma vez transformou uma fato comum em algo magnífico .
Quase todos nossos heróis são construídos pelos governos vigentes para se afirmar ou afirmar sua luta, convencer aqueles que o seguem que houve um exemplo lá atrás , constrói uma bela e mexida história por trás e a lança como se fosse verdade.
Mesmo assim, por que não celebrar algo tão importante, então viva o 7 de setembro como ele realmente foi e o que ele realmente significou .
Comentários
Postar um comentário